Olá a todos! E aqui estamos com mais um registro fotográfico, desta vez, seguindo com nossas bikes. Peço-lhes desculpas de antemão, pois como havia lhes dito no post anterior, neste falaríamos do trajeto Lavadores/Granja, porém, para que este seja mostrado em detalhes, com registros fotográficos que demonstrem toda a beleza do caminho, seria necessário refazê-lo (pela milésima vez… :D). Porém, devido a estes tempos de COVID19, teremos que aguardar um pouco mais para tal. O engraçado é que, como lhes disse, fizemos este caminho milhares de vezes, é realmente maravilhoso pois vais a maioria do percurso ao lado do oceano e como as ciclovias são muito largas, passávamos a maior parte do tempo nos divertindo, passando uns aos outros para ver quem ficava a frente e aguentava o pique por mais tempo. 😀

Com isso, vamos neste post falar de um trajeto que é incrivelmente diversificado, pois passais beirando a praia, por passadiços em meio à vegetação local, até chegar a uma lagoa, divisora de dois conselhos de Aveiro: Espinho e Ovar.

Apresentamos o caminho Espinho – Barrinha de Esmoriz!

Espinho - Praia da Baía
Espinho – Praia da Baía

Damos inicio ao nosso passeio fotográfico em Espinho, em frente à Praia da Baía, seguindo a ciclovia da praia e tomando os passadiços da Praia de Silvalde. Esta é uma das opções que existem para esse trajeto, aconselhado para quem quer passear e apreciar a vista. Existem outros caminhos que seguem por vias de trânsito, por passagens de nível (que devem ser atravessadas com o máximo de cuidado, sempre atentos à sinalização das passagens dos comboios), até chegarmos à ciclovia que inicia em Silvalde. Abaixo colocaremos o mapa com duas opções, mas existem outras mais.

OPÇÃO 01 - Trajeto saindo da Câmara Municipal de Espinho, seguindo pela Rua 20, em direção à ciclovia de Silvalde.
OPÇÃO 01 – Trajeto saindo da Câmara Municipal de Espinho, seguindo pela Rua 20, em direção à ciclovia de Silvalde. Aproximadamente 3,5km.
OPÇÃO 02 – Trajeto saindo da Praia da Baía em direção à ciclovia de Silvalde, utilizando a ciclovia de Espinho, e seguindo pelo passadiços da Praia de Silvalde. Aproximadamente 4,5km.
Praia da Baía - Espinho
Praia da Baía – Espinho
Praia Azul – Espinho

Seguimos o post de acordo com o caminho apresentado no primeiro mapa, iniciando nosso trajeto na ciclovia da Praia da Baía e que termina no Bairro Piscatório. Seguiremos pelos passadiços até a Praia de Silvalde. Nesta área, é permitido circular com sua bicicleta. Mas faça sempre com muito cuidado, respeitando as pessoas que estão a caminhar e, principalmente, sem correr e sim aproveitando a vista. 😉

Passadiços em frente à Praia de Silvalde
Praia de Silvalde

Chegando à Praia de Silvalde, existe a opção de continuares pelos passadiços, passando por Paramos, até a Barrinha de Esmoriz, ou tomares a ciclovia que segue pela Rua do Quartel, beirando o Oporto Golf Club. Sendo esta última a nossa opção, apresentamos o trajeto no mapa abaixo:

Trajeto seguindo pela ciclovia em Silvalde, e entrando nos passadiços da Barrinha de Esmoriz. Aproximadamente 3km.

A ciclovia termina no cruzamento da Rua da Praia com a Rua da Lagoa, altura do Aero Clube da Costa Verde. A partir deste momento, tomaremos os passadiços da Barrinha de Esmoriz. Nestes também é permitida a circulação de bicicletas, mas lembre-se, sempre tendo muito cuidado com as pessoas que estão a caminhar, este é um trajeto para passear, aproveitar a paisagem e apreciar a vasta fauna deste local que, na passagem do outono, é de grande importância para as aves migratórias. 😉

Passadiços da Barrinha de Esmoriz
Passadissos da Barrinha de Esmoriz
Praia de Esmoriz

Aqui podemos visualizar todo o caminho percorrido, uma distância aproximada de 6 quilômetros.

Trecho Espinho – Barrinha de Esmoriz
Praia de Silvalde

No próximo post, seguiremos da Barrinha de Esmoriz até a Praia de São Pedro de Maceda . Espero que tenham gostado!

Até lá, boa pedalada e excelentes fotos!!!